sexta-feira, 15 de abril de 2011

Post do Leitor: Rpg! Diversão X Regras...


Salve salve vermes!

Depois de tanto tempo sem um Post do Leitor (3 meses mais ou menos), resolvi criar vergonha na cara e expor a postagem do leitor Dock Nunes, vulgo Estagiário. Mais Post's dos Leitores apareceram com maior regularidade visto que tenho alguns na fila a bastante tempo! =D

Confiram só...

...

Rpg! Diversão X Regras...

Houve uma época remota onde implorávamos aos deuses para inspirarem os autores de RPG com regras novas e que nos permitissem ter flexibilidade e coerência abrangendo todos os tipos de coerência e situações possíveis! Os deuses atenderam nossas preces e tínhamos um dia GURPS, D&D 3.5, Daemon e por mais que eu não queira admitir, o storyteller (Que tem um péssimo sistema de batalhas, e seu sistema dificulta saber qual a chance que você tem de acertar em um teste).

Pois bem, mas surgiu um outro problema, a SDSS ou “Sindrome do sistema Superior”, onde um rpgista entra em um estado psiquiátrico onde acredita que apenas o seu sistema contem as verdades do mundo. Uma espécie de Bairrismo rpgistico que atrapalha até quando se busca alguém para jogar!

Os lideres do Bairrismo são jogadores de D&D e Storyteller mas essa síndrome pode se instalar no mais bravo coração de qualquer rpgista! O resultado disso é que cada vez mais rpgstas estão voltando a jogar jogos com sistemas antigos, mais simples, as vezes cheios de falhas, mas sempre com um espaço maior a diversão!

Todo sistema tem seu lado bom e ruim…

Os sistemas mais elaborados com maior abrangência de regras, facilitam o entendimento de mestre o jogador dando uma noção mais exata do tipo de ações possíveis, suas dificuldades e tudo mais, D&D é um desses onde temos uma variedade enorme de classes, monstros, tabelas e mais tabelas e o mundo fica melhor por isso!

Outro bom exemplo nesta categoria é o querido e odiado GURPS que por ser alem de tudo genérico possibilita uma série de campanhas diferentes sem precisar de outras regras!



Em categoria diferente aqui no Brasil o sistema “Simples” mais badalado do momento é o 3D&T que é um sistema essencial para quem gosta de games e animes, mas tem uma escala de poder pouco realista, onde com força 3 você levanta um carro e arremessa no inimigo (???).

GURPS e 3D&T sofrem o mesmo preconceito, dizem que´o primeiro tem regras demais e que o segundo regras de menos! Ach0 que eles estão no mesmo barco mas em lados opostos, Já eu que passei minha vida buscando sistemas mais completos para usar em minhas campanhas depois de veterano no RPG, comecei a considerar o excesso de regras barreira para minha diversão.

Quando se dá uma chance a um RPG simples como 3D&T e percebe-se a facilidade que existe para adaptar todo tipo de coisa nele, inclusive dar escalas de poder realistas, baseando por exemplo em storyteller, se percebe ter um ótimo sistema nas mãos rápido, pratico e divertido. Pois no final das contas o objetivo principal é diversão.

Mas o que mais me surpreendeu nesta categoria foi o Mighty Blade, que tem substituindo meu querido e preferido D&D em minhas mesas, é um sistema muito simples, brasileiro e tem a simplicidade como maior aliado sem perder a qualidade.


Experimente você também encontrar na simplicidade uma maior diversão. Clique aqui para acessar o link para baixar ou comprar a versão impressa do Mighty Blade!

Você não precisa abandonar seu sistema preferido só porque está usando outro! ^^

E esse foi mais um Post do Leitor. Abaixo o cartão de estatísticas do leitor Estagiário:

Nome Real: Dock Nunes
Apelido (se tiver um): Estagiário
Idade:28
Sistema que mais gosta de jogar: D20, 3D&T, Mighty Blade empatados
Há quanto tempo joga RPG: 16 anos

Então é isso vermes, caso tiverem interesse em participar do Post do Leitor, basta acessarem este link aqui.

Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário