terça-feira, 6 de março de 2012

Podchat Dragão Banguela - D&D5 e a Guerra das Edições


Se você acompanha o Dragão Banguela há algum tempo, sabe que esse é o PIOR site para se informar sobre algo, afinal, postamos as notícias RPGísticas MESES depois delas terem saído.

Não que isso nos impeça de dar nossas peruadas nos assuntos mais relevantes sobre RPG. Eis que há algum tempo atrás, saiu a notícia sobre o novo D&D e... aqui no DB, nós cagamos pra ela.

Bem, se alguém queria saber a opinião deste redator sobre o novo jogo da Wizards, clica no Leia Mais. E se você não quer saber... FOLODA-SE! O que você está fazendo aqui então?...

...

Bem, esse é um post um pouco diferente. Há um tempão atrás, conversando com o Trapaceiro, tivemos a ideia de fazer um podcast aqui do blog. Mas a ideia nunca foi pra frente, por motivos de tempo e toda aquela putaria que vocês já estão carecas de ouvir.

Então, juntei dois leitores fieis do blog em um chat (o do RRPG Firecast) para discutirmos sobre o assunto e... deu nessa merda que vocês conferem aí embaixo:

Oráculo: vai funcionar da seguinte maneira, eu vou lançar os tópicos e vou dar a palavra a cada um de vocês, daí nas suas vezes, vocês falam suas opiniões, sem serem nem muito sucintos, nem se alongarem demais, blz?

jcwally: ok

Ingroh Elwonfin: ok

Oráculo: Ok, então...

Começamos o primeiro "Podchat" do Dragão Banguela! E hoje falaremos sobre o novo Dungeons & Dragons e a Guerra das Edições!

Primeiramente, para quem é preguiçoso e não se informou a respeito, recentemente a Wizards of the Coast afirmou que será lançada uma nova edição do D&D, o que prova que a 4ª edição do jogo não fez tanto sucesso assim.

Então, e aí, jcwally, você que já joga RPG desde os tempos do Gary Gygax, o que você acha que podemos esperar do novo D&D?

jcwally: Desde Gygax é um grande exagero!!! Jogo a bastante tempo mas não tanto assim. Quanto a nova edição que se fala por ae, só espero uma coisa: Que seja bem melhor do que a anterior que, não foi bem equivocada, em minha opinião.

(correção: ...que, foi bem equivocada)


Oráculo: E na sua opinião, qual a maior falha da 4ª edição que levou a editora a desistir dela em pouco menos de 5 anos?

[01:27] Velho (rodrigolp13) acabou de entrar

Velho: olá ? alguem lembra de mim hehe

Oráculo: (não tá tendo jogo não, manolo)

Velho: eu vi o oraculo ON até me assustei vim correndo. lá se foram minhas esperanças hehe


Oráculo: na verdade estamos tendo um papo meio particular aqui, mal ae

Velho: mau. to saindo. tchau

Oráculo: vlw (y)

[01:31] Velho (rodrigolp13) acabou de sair


Oráculo: conclui aí, wally, pra eu passar pro Ingroh

jcwally: Bem, se for para falar por experiência eu diria que o foco exagerado nos combates em detrimento da interação entre personagens. Isso com certeza me fez afastar da 4ª Edição. Num aspecto geral acho que os resultados comerciais e o crescimento da concorrência com outros sistemas ( como o Pathfinder) foram fundamentais para que uma nova edição fosse considerada.


Oráculo: Ingroh, você é de uma geração mais recente de jogadores. Pelo que me lembro, você disse que começou no D&D3, certo?

Ingroh Elwonfin: correto ,oraculo

Oráculo: E qual a sua opinião sobre a 4ª edição e a sua expectativa pela 5ª?

Ingroh Elwonfin: Bom, sobre a expectativa da 5ª edição, nós podemos esperar tudo da Wizards of the Coast, que para mim é que nem a microsoft, alterna entre sistemas operacionais que fazem sucesso e outros que são um incrivel fracasso,acredito que eles tenham potencial para corrigir o fiasco da versão 4.0

Oráculo: Vale lembrar que dessa vez temos de volta o Monte Cook que foi responsável pelo sucesso da 3ª edição.

Ingroh Elwonfin: e Sobre a 4ª Edição, compartilho da mesma opinião do nosso amigo Jcwally, o Foco exagerado nos combates (inclusive com as miniaturas, que hoje em dia é bem caro e dificil de se conseguir), e a falta de preocupação com a interpretação e da interação dos personagens também me fez olhar meio torto a 4ª Edição.

jcwally: Meu caro Oráculo, a presença de nomes como Monte Cook é um bom sinal. A questão é quanta liberdade ele vai ter para re estruturar a coisa toda. Se eé que isso é possível.

Oráculo: Certo. Só não concordo muito sobre as miniaturas. Apesar de não achá-las tão úteis, elas não chegam a ser tão caras assim. Na verdade são até bem baratas e ainda fáceis de se encontrar.

Ingroh Elwonfin: Exatamente, Se a empresa nao der a liberdade para que Sr Monte Cook conserte a Cagada da quarta edição nao adiantará em nada

Oráculo: Falando nisso, um dos fatores mais importantes sobre a nova edição é que a Wizards prometeu dar aos fãs o que eles querem, fazendo com que os próprios fãs possam colaborar na produção do jogo. O que vocês acham disso?

Vale lembrar que o bem sucedido Pathfinder teve playtests abertos ao público.

Ingroh Elwonfin: depende do ponto de vista oraculo, nem sempre é bom dar muita liberdade aos fãns para a produção dos jogos, elees vão ter que saber filtrar muito bem as ideias para que se torne algo util, porque se aceitar ideias demais, é bem capaz de ter algumas ideias bem malucas por ai, mas acredito que essa possibiliadde é nula

jcwally: Vejo isso com muita desconfiança. Playtest é uma coisa, "dar aos fãs o que eles querem" é outra bem diferente. Se forem ouvir a todos correm o risco de criarem uma quimera bem mais assustadora da que vemos no LdM.

De mais a mais a "Wizard of the Hasbro" ja deu provas que não conhece bem o público do D&D. Hja vista a própria 4ª edição

Oráculo: Um exemplo de como isso de "dar aos fãs o que eles querem" não funciona é a Apple. Sempre que o falecido Steve Jobs apresentava um produto novo, todo mundo reclamava, mas logo no lançamento, vendia como água.

jcwally: A meu ver o que falta ao D&D é identidade. Dizem que a atual edição quis se aproximar dos jogos eletrônicos, sendo que o que fez com que os mesmo jogos ficassem mais populares foram o fato de ter se aproximado do conceito do RPGs como o D&D

Ingroh Elwonfin: Acho que dar ouvidos aos fãns sempre dá um bom retorno , mas qeu não se pode dar muita liberdade a esse modo de conseguir ideias

porém, não se pode perder a identidade do produto, querer aproximar o D&D de mesa com um RPG eletronico é uma burrice sem tamanho

jcwally: Um jogo com a marca e a história como o D&D tem que se garantir baseado nas ideias de seus idealizadores e evoluindo com as novas gertações de jogadores.

Oráculo: O grande problema de querer transformar o D&D num MMO de mesa é que quem gosta de MMO vai querer jogar no computador, que é bem mais rápido. O grande lance do RPG e dar aos jogadores algo que o computador não pode emular, como a improvisação e a interpretação, e é aí que eu acho que a 4ª edição pecou feio.

Ingroh Elwonfin: Entendo , até porque , a graça do nosso RPG de mesa é a propria interpretação, para jogar um RPG de combate eu jogo um Final fantasy, ou qualquer outro MMO

até o proprio Neverwinter Nights

Oráculo: Bem, o assunto é extenso, mas o tempo é curto, então, pra fechar o papo de hoje, vamos fazer um jogo rápido...

Cada um diz qual é a sua edição de D&D favorita (pode ser também um jogo derivado do D&D) e explica o porque. Começando pelo Ingroh.

Ingroh Elwonfin: Para mim é o Proprio D&D 3.5, pois eu acho que é aonde o D&D mais se caracterizou como um RPG de mesa consistente, consciliando Combates incriveis sem deixar de lado a Interpretação dos proprios jogadores

Oráculo: Beleza, e você jcwally?

jcwally: O AD&D, sem dúvidas. Marcou época e foi uma verdadeira evolução para aqueles que como eu, vinha jogando o saudoso D&D da Grow.

Oráculo: Bem, o meu favorito também é o AD&D, principalmente por se encaixar melhor na estética "medieval" da coisa.

jcwally: Sem contar que, pra mim, o AD&D conta com os melhores suplementos

Oráculo: Isso sem sombra de dúvida. principalmente os cenários... mas isso fica pra um próximo podchat!

Ingroh Elwonfin: Bom, não posso falar muita coisa, pois meu primeiro contato com o AD&D foi na mesa do Dragão Banguela, e mesmo assim, gostei muito do sistema

Oráculo: Então, estamos fechando o primeiro "Podchat" do Dragão Banguela, gostaria de agradecer aos convidados e deixar este espaço para algum recado final, jabá, ou o que mais vocês quiserem.

jcwally: Gostaria apenas de dizer que, não importando como o sistema se apresenta, o que faz o diferencial é sempre aqueles que o usam. Uma sessão de RPG depende bem mias dos jogadores e mestre do que do sistema escolhido. Um grande abraço e vamos jogar RPG.

Ingroh Elwonfin: e Eu queria dizer que uma boa partida de RPG nao depende das Regras impostas no Livro, e sim do Mestre que utiliza essas regras, e o quão bom ele faz isso, Um abraço a todos os Leitores do Dragão Banguela e um salve aos jogadores de RPG

Oráculo: Valeu, galera e até o próximo Podchat do Dragão Banguela!

[FIM]

PS.: Eu ia tirar todos os erros de digitação e deixar o texto bem bonitinho, mas além de vocês não merecerem o esforço, ficou bem mais engraçado assim. Principalmente com a aparição de um leitor aleatório ali no meio da conversa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário