quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Cinema com RPG - O Mestre Invencível



Fala cambada! Como nossos leitores bem sabem, o objetivo deste blogue é falar sobre velharias RPGísticas. Mas como eu não jogo RPG há uma caralhada de anos, vou falar sobre um filme das antigas.

E no final vou falar um pouco sobre RPG também, porque sim.

醉拳

O Mestre Invencível (ou 醉拳, que significa Mestre Bêbado ou Punho Bêbado) é um filme de 1978 estrelado por Jackie Chan. A trama do filme narra a história de Freddie Wong (ou Wong Fei-Hung dependendo da versão que você assistiu) um jovem indisciplinado que deu o azar de ser filho de um grande mestre de artes marciais.

Seu pai vivia tentando lhe disciplinar, pois apesar de ser um bom lutador, ele sempre acabava arrumando altas confusões no vilarejo onde vivia, o que sempre ocasionava em dor de cabeça para o coroa.

A última esperança para trazer algum juízo para Freddie foi chamar o famoso Su Hua Chi, mestre em um misterioso estilo de luta. Após arrumar muitos problemas para o seu mestre, Freddie acaba dominando o estilo do bêbado o que o ajuda a lutar contra o temível assassino Pernas de Trovão (sério, esse é o nome dele, mas ele também podia se passar pelo guitarrista do Black Sabbath).

O Estilo Bêbado

Após assistir o filme você pode se empolgar e querer aprender o estilo utilizado por Jackie Chan, o que pode ser um problema, pois até onde eu sei, no Brasil não existe nenhuma academia dedicada apenas às técnicas do bêbado e se existir, há uma boa chance de ser uma academia de finjitsu. Porém, muitos estilos tradicionais de kung-fu tem pelo menos uma forma (ou taolu) do bêbado, então é uma boa forma de aprender.

No mundo nerd, porém, é mais fácil encontrar elementos baseados nesse estilo. O lutador Chin Gentsai é cuspido e escarrado o mestre Su Hua Chi, com os mesmos cabelos brancos e desgrenhados e sua fiel garrafa de pinga. Em Dragon Ball, no primeiro (que na verdade é o 21º) torneio de artes marciais, Mestre Kame se disfarça de Jackie Chun e para surpreender Goku durante a luta final, utiliza o estilo bêbado (ao qual Goku reage utilizando o estilo do macaco, outro estilo que Jackie Chan usa muito em seus filmes, incluindo o Mestre Invencível). Outro exemplo famoso é o lutador Lei Wulong da série Tekken, que além de ser baseado no Jackie Chan (principalmente nos filmes Police Story), também tem movimentos do bêbado.

E se você tem realmente boa memória, vai se lembrar do seriado WMAC Masters da finada Rede Manchete, onde o lutador Star Warrior utilizava as técnicas do bêbado (que foi meu primeiro contato com esta forma de luta).

Agora se a sua memória realmente é foda mesmo, vai se lembrar do ninja Kanin Dragon, inimigo do ninja Jiraiya!

Bêbados no RPG 

 Independente do sistema e do tema que você adota no seu RPG, este filme pode ser uma boa base para histórias. Até porque, em qualquer lugar do universo temos pessoas brigando e bebendo!

Em D&D 3 tínhamos a Classe de Prestígio do Mestre Bêbado e salvo engano, o Gurps Artes Marciais também tinha algo do tipo (mas estou com preguiça de procurar agora). Porém, em termos de regras não é preciso queimar muitos neurônios para adaptar esse estilo de luta.

Em termos bem simples, o lutador finge estar embriagado para enganar seu oponente, com movimentos repentinos e inesperados. Claro que para adicionar algum elemento fantástico você pode incluir o fato de que o lutador REALMENTE precise estar embriagado para conseguir vantagem, como acontece no filme.

Ideias de tramas incluem desde os personagens dos jogadores tentando encontrar um mestre para aprender esse estilo de luta (que inclui luta armada, o que facilita para incluir em jogos de fantasia medieval), ou até mesmo algum misterioso oponente que utiliza este estilo de combate.

E no fim, como em todo bom RPG, tudo acaba na taverna mesmo.




Sobre o Autor:
O OráculoO Oráculo é Mago, Ilustrador, Escritor e "uébidesainer" quando sobra tempo. Fã incondicional de quadrinhos e videogames, planeja dominar o mundo num futuro próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário